LOCAL: Associação Comercial da Bahia.
DATA: 26.06.08 (quinta-feira)
HORÁRIO: 8h

O QUE É: Comemoração dos 30 anos do Pólo Petroquímico.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Haverá um café da manhã e em seguida lideranças políticas e empresariais comemoram os 30 anos do Pólo Industrial de Camaçari, no “Fórum Empresarial – Pólo 30 Anos – desafios, oportunidades e perspectivas para as próximas décadas”. Às 20h, no Teatro Castro Alves, será prestada uma homenagem a Rômulo Almeida, o responsável pela concepção do Pólo. A cantora Maria Bethânia, fará uma apresentação inédita com a Orquestra Sinfônica da Bahia e grupos artísticos dos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila. 

FÓRUM INDUSTRIAL: Vai abordar os desafios e oportunidades para o futuro do Complexo Industrial. José Carlos Grubisich, presidente da Braskem, apresentará as perspectivas para a indústria petroquímica e Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil, as oportunidades para a indústria automotiva. O diretor de Relações Institucionais da Dow Brasil e conselheiro do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Marconi Andraos, apresentará as proposições de programas estruturantes para o Complexo de Camaçari, contidas na “Carta do Pólo Industrial de Camaçari” que na oportunidade será entregue ao governador Jaques Wagner pelo presidente do Cofic, Marcelo Lyra. 

CARTA: Traz o resultado dos debates que o Cofic vem promovendo desde o final do ano passado. No total, foram realizados sete workshops abordando temas estratégicos para um novo ciclo de expansão do Pólo no presente e no futuro. O documento também foi produzido com a participação de diversos setores e apresenta os programas estruturantes e investimentos necessários para o complexo industrial baiano. A idéia é que a condução das ações propostas seja feita por uma governança corporativa formada pelas três esferas de governo (estadual, federal e dos municípios da região) e classe empresarial.

PÓLO: É considerado o primeiro Complexo Industrial planejado do país e o maior Complexo Industrial Integrado do Hemisfério Sul. Transformou os campos econômico, social e cultural do estado tornando-o destaque nos cenários nacional e global, gerando emprego, renda e desenvolvimento.