O lançamento do Programa de Industrialização de Chocolate em Pequena Escala, coordenado pelo Governo do Estado e operacionalizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a quem caberá a produção de protótipo de uma máquina processadora, foi definido durante encontro realizado nesta segunda-feira (30) na sede regional da Ceplac, em Ilhéus.

O programa, que será lançado no próximo dia 11, prevê a implantação de 20 unidades e faz parte do Plano de Aceleração do Desenvolvimento do Agronegócio na Região Cacaueira do Estado da Bahia (PAC do Cacau). As fábricas de chocolate serão destinadas a cooperativas e associações de pequenos produtores e a Ceplac se encarregou de manter uma unidade incubadora para produção de líquor, visando sua comercialização pelo produtor.

No encontro foi definida ainda a realização de uma campanha institucional para orientar e mobilizar o produtor sobre as principais medidas do plano, que prevê investimentos de R$ 2,2 bilhões, em oito anos, com recursos dos governos Federal e Estadual.

Foi estabelecido um cronograma de ações, como lançamento de programas de industrialização, certificação, revitalização de 20 mil hectares de cacau da agricultura familiar, sendo dois mil de cacau orgânico. Ficou definido também que a produção e distribuição de mudas de cacau, seringueira e fruteiras ficarão a cargo da Biofábrica, braço operacional da Seagri, enquanto sementes e mudas de dendê ficarão sob a responsabilidade da Ceplac.