A Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), autarquia vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), está recuperando o Distrito Industrial (DI) de Teixeira de Freitas, localizado a 8 quilômetros do centro da cidade e a 884, de Salvador. As obras de melhoria da infra-estrutura foram iniciadas há cinco meses, com previsão de término ainda este ano.

O órgão também  recuperou o acesso à unidade fabril Grendene, localizada próximo ao Distrito Industrial, realizando serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, roçagem, capinagem e sinalização. Foram nas obras cerca de R$ 2 milhões.
A próxima recuperação é do sistema viário interno, com roçagem e capinagem, construção da guarita, contornos, canteiros, sinalização vertical e horizontal, iluminação pública e a reestruturação da Estação de Tratamento da Rede de Esgoto (ETE).

Em parceria com as indústrias, a manutenção das vias será realizada pelo condomínio das empresas instaladas no local. "O objetivo é proporcionar autonomia para cada distrito, pois esse é o novo conceito de distrito industrial projetado pela Sudic", afirma o presidente do órgão, Dilson Jatahy.

O Distrito, interligado ao sistema viário nacional e regional, por meio da BR-101, está situado à margem esquerda da BR-101, no km 884, sentido Vitória (ES), a aproximadamente 8,2 quilômetros do entroncamento com a rodovia BA-290.
Com 142 lotes industriais, incluindo 11 lotes disponíveis para implantação de empresas, foi inaugurado em 1995, atraindo, principalmente, empresas que comercializam o eucalipto tratado.

Atualmente, funcionam 14 empresas de vários segmentos, como armazenamento e beneficiamento do café, fabricação e processamento de frutas, produtos de granitos e mármores, estruturas metálicas, condicionamento de leite, artefatos de cimento, imunização de madeiras e prestação de serviço.

Uma indústria de cosmético está em fase de implantação, prevendo gerar cerca de 20 empregos diretos com possibilidade de crescimento e do Pólo Moveleiro de Teixeira de Freitas, com a construção de três galpões e geração de aproximadamente 700 empregos diretos na região.