A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) encerrou, quarta-feira (11), na Penitenciária Lemos Brito (PLB), o curso de capacitação de internos do Corpo I em Fabricação de Brinquedos de Madeira.

Resultado de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que cedeu o material necessário para a capacitação, o curso começou com 27 internos, mas, devido à mudança de regime de alguns internos e dificuldades na aprendizagem de outros, apenas 17 completaram as aulas.

Durante as 180 horas de aulas, os detentos confeccionaram brinquedos – como casas, carros, aviões, entre outros objetos – em madeira. Por terem participado do curso, eles receberam remissão de pena – um dia a menos de reclusão para cada três dias trabalhados.

Segundo o diretor da unidade prisional, Isidoro Rodriguez, a proposta de reintegração social, por meio de projetos como esse, desenvolvidos pela secretaria, “é importantíssima não só para os internos, mas principalmente para a sociedade.

“Quanto maior for o número de detentos que deixam o presídio em condições de construir uma vida nova, longe do crime, mais segura a sociedade poderá se sentir”, enfatizou. O projeto vai continuar, desta vez, no corpo V.