Denúncias de organizações não governamentais, comunidades de pescadores e representantes da sociedade civil de São Francisco do Conde, Santo Amaro e Saubara levaram técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), antigo CRA, a apreender cinco saveiros e uma canoa – e seus 18 tripulantes – carregados de areia.

O material estava sendo retirado, clandestinamente, da foz do Rio Pavão, nas proximidades do distrito de Iguape, município de Santo Amaro da Purificação, e levado para a lha dos Frades, onde os técnicos do IMA flagraram outro crime ambiental: a devastação de mais de um quilômetro de manguezal.

Conduzidos à Delegacia de Madre de Deus, os 18 tripulantes foram ouvidos pelo delegado Edson Ribeiro de Almeida, que após fazer o boletim de ocorrência, determinou a devolução ao seu local de origem.

“O objetivo agora é chegar até o responsável pela obra, em Ilha dos Frades”, declarou a diretora-geral do IMA Beth Wagner, lembrando ainda que a operação de hoje “é fruto da ação permanente do IMA na fiscalização da Baía de Todos os Santos”.