A tendência climática, com o comportamento das chuvas para os meses de julho, agosto e setembro, do Nordeste brasileiro será elaborada, terça e quarta-feira (17 e 18), durante a 7ª Reunião de Análise e Previsão Climática para a Região Nordeste do Brasil, no auditório Paulo Jackson, do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), antiga Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), no Itaigara.

Participarão do evento, meteorologistas de todos os centros estaduais de Meteorologia do Nordeste e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).

Eles vão avaliar as condições oceânicas e atmosféricas ocorridas durante o ano e sua influência nas precipitações sobre a região, além de elaborar a tendência climática para o próximo trimestre.

A abertura da reunião será nesta terça, às 8h30, com uma palestra do meteorologista baiano, do Cemba/Ingá, Heráclio Alves, sobre “O Comportamento das Chuvas no Nordeste brasileiro e seus reflexos na agricultura, recursos hídricos e meio ambiente entre outubro de 2007 e maio de 2008”.