Uma oficina de Avaliação Ambiental Estratégica, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pelo Centro de Recursos Ambientais (CRA), abriu, na manhã de hoje, a Semana do Meio Ambiente, cuja programação prossegue até a próxima quinta-feira (dia 05). No encontro foram discutidas formas de equalizar projetos de desenvolvimento do estado, no que se refere às questões ambientais.

Em foco, empreendimentos de grande porte, a exemplo do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste (na região sul) e projetos de biocombustíveis, no extremo-sul. “Essa oficina muda o lugar do meio ambiente no Estado. A área ambiental passa a colaborar com o governo, para que o desenvolvimento ocorra”, frisou a diretora-geral do CRA, Beth Wagner.

Pioneira na Bahia, a Avaliação Ambiental Estratégica é um procedimento adotado pelo Banco Mundial e pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD) desde o final da década de 80, na avaliação de empreendimentos de grande porte. Agora, com o projeto do Porto Sul – que prevê a construção de aeroporto, ferrovia e estrutura logística, em uma grande área do município de Ilhéus – , além da implantação de pólos de produção de biocombustíveis, no extremo-sul, a AAE torna-se um valioso instrumento de análise e propostas quanto aos impactos ambientais que possam ocorrer. A AAE está prevista na Lei Ambiental do Estado (artigo 39).