A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), realizará, nesta terça-feira (17), a partir das 17h30, na Associação Comercial da Bahia, o lançamento de 16 editais de licitação para exploração comercial de minérios em diversas regiões do estado. Também serão assinados os contratos firmados com os grupos Risa e Refratários, Votorantim Metais e Galvani, visando o arrendamento das áreas da CBPM para a iniciativa privada.

As oportunidades disponibilizadas pela CBPM abrangem depósitos ou jazidas de minerais e rochas industriais e de minerais metálicos. Trata-se de um negócio atrativo, uma vez que preserva o investidor de riscos e custos adicionais com pesquisas.

As áreas descobertas englobam argilas, areia silicosa, ferro, ferro-titânio-vanádio, cobre, ouro, quartzo, feldspato, cianita e esmeralda, e envolvem os municípios de Camacã, Nova Viçosa, Canavieiras, São Sebastião do Passé, Itanagra, Belmonte, além de Casa Nova, Remanso, Sento Sé e Pilão Arcado, no extremo norte do estado.

A concorrência pública realizada pela Companhia, respeita a lei federal 8666/93, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Portifólio de oportunidades minerais da CBPM – 2008

1 – Argilas cerâmicas Fazenda Santana
2 – Argilas cerâmicas Argolo
3 – Argilas cerâmicas Portão de Ferro
4 – Argilas cerâmicas Jacarandá II
5 – Argilas cerâmicas Jacarandá III
6 – Argilas cerâmicas Jacarandá IV
7 – Argilas cerâmicas Estrada da Lagoa
8 – Areia silicosa de Santa Maria Eterna
9 – Ferro do Norte da Bahia
10 – Ferro-titânio-vanádio de Campo Alegre de Lourdes
11 – Cobre de Riacho Seco
12 – Ouro de Jurema Leste
13 – Ouro Itapicuru Norte – Blocos Deixaí e Tarugão
14 – Quartzo e Feldspato de Castro Alves
15 – Cianita de Anagé
16 – Esmeralda de Carnaíba