Para difundir as novas tecnologias aplicadas na produção de leite orgânico e em seus derivados, a partir de um novo conceito onde a cultura regional é usada na integração e entretenimento dos agricultores familiares, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) realiza neste sábado (15), um dia de campo sobre produção de leite. O evento acontece a partir das 9 horas, na Estação Experimental de Aramari, localizada a 10 quilômetros da sede do município.

O dia de campo terá como tema principal a Produção orgânica de leite como perspectiva econômica para o agricultor familiar. A empresa pretende garantir agregação de valor ao produto, com ensino de novas tecnologias, por meio do processamento da matéria-prima (leite) em seus derivados (queijo, requeijão, iogurte, manteiga e doces), e, principalmente, proporcionar melhor qualidade alimentar para as famílias rurais.

Durante o evento, que pretende reunir mais de 300 agricultores familiares, a EBDA promoverá a integração do produtor com as demais instituições da cadeia produtiva do leite, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), agentes financeiros, cooperativas e indústrias de transformação.

As atividades serão apresentadas em quatro estações. Na primeira, durante a recepção dos agricultores, quando são feitas as inscrições, haverá a apresentação de grupos folclóricos regionais e exibição um vídeo institucional da EBDA.

Já na segunda estação, a EBDA, representantes do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil e de uma cooperativa da região falarão de suas ações e serviços junto ao agricultor familiar e também a respeito da importância da organização do produtor na cadeia produtiva do leite.

Informações técnicas serão prestadas, na terceira estação, através de palestra, com demonstração prática, sobre o tema: A Importância alimentar, sanitária, manejo e melhoramento do rebanho leiteiro.

Na quarta e última estação, que será dividida em três etapas, o tema será Legislação, comercialização, processamento e qualidade do leite. A primeira etapa terá representantes da Adab, falando sobre Legislação e qualidade do leite, e sobre a Instrução Normativa 51, que aborda a segurança do leite e seus derivados. Uma agroindústria de laticínios será responsável pela parte de Produção e processamento do leite e, finalizando, haverá a palestra A importância de agregar valor ao produto.