Os moradores de Salvador e Região Metropolitana devem se preparar para um final de semana chuvoso. Segundo informações do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Cemba/Ingá), a previsão para os próximos três dias (27, 28 e 29) é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas moderadas e fracas.

Estas chuvas serão mais freqüentes à noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana deverão variar entre 20°C (mínima) e 31°C (máxima). O tempo no final de semana está sendo influenciado pelos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico.

Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, a tendência é de muito frio, com a temperatura mínima chegando a 12 graus. O céu deverá parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas em áreas isoladas.

A previsão para as regiões Sul (onde estão cidades como Porto Seguro, Ilhéus e Teixeira de Freitas) e Nordeste, (da qual fazem parte Jequié, Ribeira do Pombal, Senhor do Bonfim, entre outros), também é de chuvas, assim como no resto do Recôncavo Norte. Porém, chove mais nas faixas mais próximas do litoral.

O tempo está sendo influenciado por uma massa de ar seco no Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro. Essa massa de ar mantém o tempo seco nas regiões do São Francisco, Oeste e Norte do Estado, onde as temperaturas deverão variar entre 14°C (mínima) e 32°C (máxima).

Apesar de pouco intensas, as chuvas podem causar alguns transtornos para a população, devido à dificuldade de escoamento, em decorrência da saturação do solo. Nessa época do ano, as chuvas duram mais e têm mais freqüência na madrugada.

Em todo o litoral, a maré alta deve variar entre 1,7 e 2,1 metros de altura e deve atingir seus máximos em torno das 10h e das 23h. As alturas mínimas devem ocorrer em torno das 5h e das 17h horas, com valores variando entre 0,5 e 0,8 metros. A previsão de ondas indica que elas terão fraca agitação e com altura máxima chegando a 1,3 metros.

A estação de inverno indica redução na incidência de Radiação Solar no Hemisfério Sul. Mesmo assim, a radiação que chega é considerada alta. Na Bahia, os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV) 06, 07 e 08 previstos para o período entre os dias 27 e 29 de junho fazem parte das categorias Alta e Muito Alta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).