Uma frente fria, associada às áreas de instabilidade atmosférica sobre o Oceano Atlântico, distante do continente, e aos ventos úmidos que vêm do mar, deve favorecer o aumento da formação de nuvens na faixa centro-leste da Bahia, o que inclui toda a faixa litorânea, Salvador e o Recôncavo.

Já na faixa centro-oeste do território baiano, a presença de uma massa de ar quente e seca sobre as regiões centro-oeste e sudeste e parte do nordeste do Brasil deve inibir a formação e o desenvolvimento de nuvens e, conseqüentemente, a condição de chuvas.

A previsão foi divulgada pelo Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH). Entre esta sexta-feira (6) até domingo, o céu terá poucas nuvens nas regiões oeste, do São Francisco e norte do estado. Nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, o céu deve se manter parcialmente nublado a claro, podendo ocorrer chuvas fracas e isoladas.

Na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), incluindo a região do Recôncavo e também as regiões nordeste e sul do estado, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia. No sul da Bahia, há possibilidade de ocorrência de chuvas moderadas em pontos isolados.

As temperaturas máximas devem variar entre 29°C e 31°C, nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul. Nessas áreas, as mínimas devem variar entre 17ºC e 23°C. Nas regiões norte, oeste e do São Francisco, as máximas não devem superar os 32°C e as mínimas devem ficar em 19ºC.

As menores temperaturas do estado devem ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, com valores entre 14ºC e 17°C, e as máximas em torno de 29°C.

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 1,6 e 2,4 metros de altura e atingir seus máximos em torno das 5 e 7h. As alturas mínimas ficarão entre 0,1 e 0,7 metro, em torno das 11 e 13h.

Mesmo com o aumento da nebulosidade prevista para o setor centro-leste da Bahia entre hoje e segunda-feira, haverá uma redução na incidência de radiação solar em todo o estado. Com isso, os índices de radiação ultravioletas (IUVs) previstos para esse período (com valores entre 6 e 8) fazem parte das categorias alta e muito alta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).