Mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas com a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. O Governo da Bahia, através da Embasa, está investindo R$ 11 milhões, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para execução da obra que prevê, em sua primeira etapa, a instalação de 17 quilômetros de tubulações em diâmetros diversos, possibilitando 1. 500 ligações intradomiciliares.

O sistema de esgotamento sanitário compreende também a execução de 12,5 quilômetros de rede em PVC, travessia no sistema tunel line (50 metros em diâmetro de 1.200mm), construção de três elevatórias e linha de recalque com 4 quilômetros de extensão para conduzir o esgoto coletado até a estação de tratamento.

A Estação de Tratamento de Esgotos de Teixeira de Freitas vai funcionar com tecnologia DAFA e leito de secagem. A destinação final dos efluentes é feita através de um emissário final com 1,7 quilômetros de linha em PVC, concreto e ferro fundido, diâmetros variando de 350 a 600 mm, tendo como destinação final o Rio Itanhém.