O mau tempo não espantou o público que aproveitou a véspera de São João para curtir um arrasta-pé no Centro Histórico de Salvador. Em meio às quadrilhas juninas que se apresentaram na Praça Municipal na noite desta segunda-feira (23) e às barracas de comidas típicas espalhadas pelas ruas, a noite foi de surpresa para um grupo de turistas amazonenses que sequer sabia que a capital baiana festejava o São João. “Chegamos aqui no sábado para conhecer a cidade e nos surpreendemos com o forró no Pelourinho. Não conhecíamos a festa e estamos adorando. Certamente vamos voltar no ano que vem”, relata a contadora Greice Andrade dos Santos, ao lado das amigas Eliete Andrade e Cristiana Vinhote, também de Manaus.

É a primeira vez que o trio de amigas vem a Salvador. Elas contam que, no Amazonas, a Bahia é famosa em função do Carnaval e dos trios elétricos. Um São João tão animado em pleno centro da cidade foi uma novidade para elas. “A festa junina aqui está tão boa que eu estou até com vontade de vir morar em Salvador. Só falta arranjar um marido”, brinca Eliete. E como ela, dezenas de baianos e turistas se divertiram em mais uma noite de festa pelas ruas do Pelourinho. A estimativa da Polícia Militar é de que os festejos vêm atraindo uma média de quatro mil pessoas diariamente, desde a última sexta-feira.

Nesta segunda, a animação no palco montado no Terreiro de Jesus ficou por conta do cantor Carlos Pitta, do grupo Afro Bossa Nova e do sertanejo Daniel. Além das tradicionais quadrilhas, as performances dos grupos de dança também agradaram em cheio, como o Korró Korró, da cidade de Feira de Santana, que apresentou ao público uma coreografia e um figurino que misturavam o forró e o frevo. No intervalo entre as apresentações, o espaço da Praça Rio Branco ficava livre para o público, que dançava ao som do forró pé-de-serra.

E não foram apenas os turistas de outros estados que marcaram presença no São João que é considerado a maior festa regional da Bahia. Houve quem trocasse os festejos do interior pela capital, como a estudante Maria Sena, que saiu de São Gonçalo dos Campos para conferir a festa por aqui. Ela chegou a Salvador na sexta e fica até domingo que vem, curtindo o clima junino do interior na cidade grande. “Nada melhor do que curtir um São João com tranqüilidade por aqui. De tudo que vi até agora, foi só animação, inclusive o show de Daniela Mercury no sábado. Só falta uma fogueira aqui para nos esquentar do frio”, brinca.

Na terça-feira (24), as atrações do São João no Pelourinho são o grupo Lua Cheia, o Trio Nordestino e o cantor Xangai.