A maior festa regional do Brasil, o São João, é transformada na Bahia em produto turístico nacional, atraindo este ano um grande número de visitantes à cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo. Durante a festa, o município recebeu mais de 100 mil visitantes, vindos de várias partes do Brasil e prestou uma homenagem ao forrozeiro Luiz Gonzaga, o Mestre Lua.

A Bahiatursa marcou presença no Arraiá da Cultura Popular, instalado na área de apresentações, do dia 20 ao dia 24 de junho. Segundo os organizadores, mais de 70 mil pessoas assistiram aos shows. No camarote montado pela prefeitura, estiveram presentes convidados e autoridades, que puderam curtir de perto shows de estrelas como Flávio José, Santana, Virgílio, Cavaleiros do Forró, Estakazero e Ademário Coelho, podendo avaliar a riqueza do São João baiano como atrativo turístico.

São João da Bahia

Na avaliação da presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, este ano, as festas juninas da Bahia tiveram repercussão regional, estadual e um destaque ainda maior fora do estado e do país. “A festa foi transmitida para boa parte do Brasil e quem esteve presente pode viver o São João autêntico, fiel as suas raízes, resgatando velhos costumes da cultura popular, com as quadrilhas juninas, as comidas típicas, além de shows de grandes artistas nordestinos", comentou.

O forrozeiro Ademário Coelho ressalta que a Bahia não poderia ficar ausente deste momento, por conta da importância do nosso estado no cenário turístico nacional. “Defendendo este extraordinário gênero musical há 12 anos como profissional, vejo pela primeira vez uma iniciativa brilhante do governo do Estado, da Secretaria de Turismo e da Bahiatursa em busca da valorização do nosso forró. Durante as minhas turnês em outros estados, fui um porta voz desta iniciativa, convidando a todos a virem participar do São João da Bahia”, conta Adelmário.

Ao som da sanfona, da zambumba e do triângulo, no Parque Sumaúma, local do arraiá, também foi montada a Praça do Artesanato, uma réplica do centro da cidade, com direito a igreja, coreto e barracas de comidas típicas, como canjica, milho cozido, bolos, licores e até bode assado. A artesã Michele Azevedo veio de Porto Seguro para montar a sua barraca, no Arraiá da Cultura Popular e se mostrou satisfeita com o resultado das vendas, além de aproveitar para assistir aos shows dos forrozeiros.

Guerra das espadas

Uma das maiores atrações do São João de Cruz das Almas é a tradicional guerra das espadas, um espetáculo de luzes e cores que atrai um grande público para a Praça Senador Temístocles e algumas ruas reservadas da cidade.

A brincadeira consiste numa batalha entre guerreiros trajados com capas, luvas e com o rosto protegido. De um lado fica o grupo guerreiro defendendo a fogueira e do outro o grupo que quer tomá-la.

O grupo composto pelos guerreiros Thiago Silveira, Lorena Alves, Marcelo Sampaio, Valéria Lopes, dentre outros, diz que todos os anos esperam por este momento, que já é uma tradição. Eles saem e com as espadas confeccionada por eles, vão até as casas de moradores da cidade, num ritual de confraternização. “O espetáculo, além de belo, por causa das luzes provocados pelos rojões de fogo, também provoca muita adrenalina e tensão", conta Valéria.