No início desta madrugada, o público heterogêneo que comemorava as festas juninas no Pelourinho ainda era o cenário vivo de todas as ruas do Centro Histórico. Entretanto, outro tipo de público chamava a atenção. Paralelo ao som das bandas e trios nordestinos, ouvia-se por todo lado o barulho de traques de massa e bombinhas de São João. Sinal de que as crianças encontraram nas festas juninas do Pelourinho o cenário ideal e seguro para as brincadeiras típicas da época.

Para garantir a tranqüilidade da festa, parcerias foram firmadas e o São João do Pelourinho teve segurança reforçada por 350 homens, além do efetivo normal da Polícia Militar. O resultado do trabalho conjunto tem sido a presença de famílias inteiras pelas ruas e largos do Centro Histórico. "O que eu mais gosto é de soltar bombinha", afirmou Mateus Nunes, de 8 anos, enquanto seus pais dançavam forró.

Programa de Criança

Pensando no público infantil, o Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura da Bahia, reservou um programa especial para esta terça-feira (24). A partir das 15h, a garotada vai poder se divertir no ‘Arraiá Folia’, comandado por Ray Gramacho. Aberto ao público, o Largo Tereza Batista será palco dos personagens ‘Sapeca’, ‘Bolão’ e ‘Tia Doroty’. Brincadeiras e danças típicas completam a programação.