O Dia de São Pedro, tido como o santo que faz chover, foi comemorado na noite de domingo (29) com muito forró, marcando o encerramento do Projeto São João da Bahia no Centro Histórico de Salvador.

A iniciativa do Estado de promover as festas juninas tornando-as um produto turístico nacional foi considerada um sucesso pela Bahiatursa, que estima que cerca de 30 mil turistas visitaram o estado desde o dia 13 de junho, quando a programação foi iniciada, com mais de 1,5 mil shows, num investimento de R$ 10 milhões.

Só no Pelourinho foram cerca de 300 atrações, entre grandes bandas e grupos folclóricos, que se apresentaram nas ladeiras, becos e praças do Centro Histórico. No domingo, no palco principal, instalado no Terreiro de Jesus, houve os shows de Saul Barbosa, Miguelão do Forró, Colher de Pau e Zabumbaião.

“Por causa do trabalho, não pude viajar este ano, mas tivemos um São João muito bom no Pelô. Por isso estou voltando para curtir o São Pedro”, afirmou o fiscal de loja Josimar Nunes, morador da Ribeira. No sábado, com um chapéu de palha, ele aproveitou a festa da véspera do São Pedro, quando se apresentaram as bandas Forró Bandido, Sarapatel com Pimenta e Estakazero, além de Carlos Pita e João Sereno.

Concurso de quadrilhas

A Asa Branca, de Salvador, foi a grande vencedora do Primeiro Campeonato Regional de Quadrilhas Juninas, promovido pelo Estado e Federação Baiana de Quadrilhas Juninas. A apresentação da campeã, no domingo, atraiu muita gente. As quadrilhas Mandacaru, também de Salvador, e Terra Viva, de Feira de Santana, ficaram, respectivamente, com o segundo e o terceiro lugares.

Para o presidente da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas, Carlos Brito, o Projeto São João da Bahia teve um papel fundamental na valorização, “principalmente na capital”, da importância cultural da maior festa do interior.

Este ano, participaram do concurso quadrilhas profissionais e amadoras, nas categorias adulta (36) e infantil (22). “Foi muito legal aprender a dançar como os caipiras, com muita união com meus colegas”, afirmou a estudante Josiane Barbosa, 12 anos. Ela participou da quadrilha Revelação, uma das mais animadas na categoria infantil.

Desde 13 de junho (Dia de Santo Antônio), foram mais de 300 atrações no Centro Histórico de Salvador. Nomes como Daniela Mercury, Alceu Valença e Daniel também integraram a programação.