A Coelba vem mobilizando uma verdadeira força-tarefa para o combate à dengue em Salvador e no interior, unindo forças com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) no controle da doença. Composta por 1,5 mil funcionários, participantes do Projeto Agente Coelba e divididos em equipes, das quais também fazem parte 200 leituristas e 800 entregadores de conta, a força-tarefa já observou resultados da mobilização, quando foram encontrados diversos focos do mosquito em áreas visitadas.

Os profissionais da empresa foram treinados pelos biólogos do Centro de Controle de Zoonoses e pelos técnicos da Sesab lotados nas Diretorias Regionais de Saúde (Dires). Os 100 agentes da Coelba, em visita às empresas e residências, distribuem material informativo e chamam à atenção de trabalhadores, funcionários e moradores para a necessidade do combate ao Aedes aegypti.

Os atendentes das agências da empresa da capital e do interior também aderiram à Campanha de Combate à Dengue. Eles estão usando um bottom indicativo da campanha e após cada atendimento distribuem folhetos educativos com dicas de prevenção e controle do mosquito.

A campanha na Coelba atende a 65 comunidades de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Ilha de Maré. As contas de energia estão chegando às residências, empresas e órgãos com chamadas para o combate ao mosquito.

Dever de todos

Outra ação realizada pelos dirigentes da empresa foi colocar em seu site um link com o slogan Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos, mostrando o que é a doença, quais os sintomas e qual o procedimento correto em casos da dengue. Além disso, uma cartilha explicativa mostra como se prevenir da doença.

Em maio, o presidente da Coelba, Moisés Sales, apresentou à superintendente de Vigilância da Saúde da Sesab, Lorene Pinto, toda a estratégia que a empresa montou para ajudar no combate à dengue no estado. A apresentação formalizou a participação da Coelba na campanha de prevenção à doença no estado.