LOCAL: Município de Pojuca, região Litoral Norte, a 67 quilômetros de Salvador.
DATA: 12.06.08 (quinta-feira)
HORÁRIO: 15h

O QUE É: Entrega de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

UNIDADE: É de Suporte Básico (USB) e ampliará o serviço da Regional de Camaçari, que atende, além desse município, Mata de São João, São Sebastião do Passé, Dias D’Ávila, Conde e Itanagra. As duas primeiras cidades já receberam ambulâncias e, em breve, as outras também contarão com o reforço, com exceção da última, que necessitando do serviço terá a disposição as unidades dos municípios vizinhos.

USB: É equipada com suporte de soro, rede de oxigênio, aspirador, tensiômetro, glicosímetro, maleta de parto, pranchas curta e longa, talas para imobilização, colar cervical, colete imobilizador, bandagem e medicações. A equipe é formada por um técnico em enfermagem e um condutor.

REGIONAL: Dispõe de uma base, ou posto fixo, e ambulâncias que só podem deixar-lá sob regulação das urgências, que é feita na Central de Regulação do Samu, situada na sede de cada regional.

INVESTIMENTO: Mais de R$ 5,4 milhões do Ministério da Saúde para aquisição das ambulâncias, sendo atualmente o custeio estadual no valor de mais de R$ 9,9 milhões por ano e passará com esta ampliação para mais de R$ 16 milhões por ano.

HISTÓRICO: No dia 7 de abril, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), foram apresentadas 54 ambulâncias do Samu, sendo 13 Unidades de Suporte Avançado (USA), 34 Unidades de Suporte Básico (USB) e 07 reservas técnicas, que estão sendo distribuídas em 28 cidades do estado. Com a entrega dessas unidades, a Bahia terá cobertura em todos os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes, como determina a portaria 1.864 do Ministério da Saúde, com exceção de Teixeira de Freitas, cujo projeto ainda está em fase de conclusão.