Um novo hospital, com cinco pavimentos, integrado com emergência, centro cirúrgico com quatro salas, UTI adulto e unidade semi-intensiva, somando um total de 180 leitos, com perfil para oncologia, nefrologia e infectologia, será o novo serviço de saúde que o município de Juazeiro receberá até o final do ano.

Em visita à obra do Hospital Regional de Juazeiro, na tarde de quarta-feira (4), o secretário da Saúde, Jorge Solla, destacou que a obra de reforma e ampliação da unidade, encontrada paralisada no início de sua gestão, está avançada e que será um belo prédio, moderno no ponto de vista arquitetônico, e que manteve o antigo prédio, garantindo a preservação da história do município.

“Lembro que a primeira vez em que estive aqui, e é bom rememorar que esta já é a minha quarta visita a Juazeiro depois de assumir a secretaria da Saúde, não tinha mais que 10% da obra construída. Em apenas um ano de reiniciada, vamos concluí-la e inaugurar ainda este ano”, conta o secretário.

Na ocasião o secretário falou do projeto do Ministério da Saúde que vai implantar as Regiões Inter-estaduais no Brasil, e Juazeiro e Petrolina farão parte da primeira, a Região Inter-setorial do Vale do Médio São Francisco. “Será inaugurado em Petrolina este ano, o Hospital do Trauma e aqui o Hospital Regional. São dois equipamentos importantes, que vão ampliar os serviços oferecidos na região, e com esse conceito de inter-setorialidade vamos trabalhar articulado, afinal o SUS é isso”, afirma Jorge Solla. Ainda em Juazeiro, o secretário participou da inauguração da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Ilhéus

Durante o turno da manhã, o secretário Jorge Solla e sua comitiva visitaram o Hospital Geral Luis Viana Filho, onde inauguraram o novo laboratório da unidade, que saiu de 20.349 procedimentos em 2006, para 45.940 em 2007. O hospital teve ampliação de 350% nos atendimentos no mesmo período. Na ocasião, tomou posse o novo diretor da unidade, o fisioterapeuta Gustavo César Hilton da Silveira Filho.

“Depois de reformar o anexo psiquiátrico, a UTI pediátrica e o laboratório, vamos iniciar a reforma da emergência. Hoje, estamos entregando 30 novos leitos completos, 22 computadores e uma impressora para reforçar a rede de
informática da unidade”, destaca Solla.

Ipiaú

Ainda pela manhã, o secretario e comitiva visitaram o Hospital Geral de Ipiaú, empossando a nova diretora, a enfermeira Aline Fernanda Almeida Peixoto. O hospital teve o centro cirúrgico, que estava desativado há 16 anos, reativado e realiza cirurgias eletivas e ortopédicas. As gestantes do município eram transferidas e hoje a unidade faz, em média, de 38 partos por mês.

O hospital recebeu 15 novos leitos completamente equipados para ampliação do serviço, seis computadores e uma impressora para o trabalho de informatização da rede hospitalar.