Quarenta e quatro atendimentos relacionados aos festejos juninos foram registrados este ano no Hospital Geral do Estado (HGE), entre os dias 21 e 24. Desse total, 28 foram referentes a vítimas de queimaduras e os restantes (16), a explosão de bombas.

Na manhã de quarta-feira (25), o médico André Luciano Andrade fez um balanço do movimento registrado na unidade durante o São João, destacando que número total de atendimentos realizados no HGE este ano superou o do ano passado – respectivamente 696 e 761 -, enquanto as ocorrências relacionadas com acidentes por fogos de artifício apresentaram um decréscimo – no ano passado, foram 65 atendimentos, sendo 38 queimaduras e 27 vítimas de explosão de bombas.

O diretor do HGE disse que a grande maioria dos pacientes vítimas de acidentes com fogos atendidos na unidade foram de Salvador. “Observamos também que crianças e adolescentes são as maiores vítimas, talvez em função da falta de experiência e cuidado no manuseio dos fogos”, conta André Luciano.

Todas as vítimas de queimaduras relacionadas à festa de São João já tiveram alta do HGE, com exceção do menor J.P., de 13 anos, que sofreu queimaduras na perna esquerda. Internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da unidade no último dia 23, a criança já foi operada e passa bem. Também permanece internada uma vítima de explosão de bomba, que foi operada na manhã de quarta.