LOCAL: Hospital Ana Nery (Rua Saldanha Marinho, s/n, Caixa D´Água).
DATA: 17.06.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: Visita do governador Jaques Wagner e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao Hospital Ana Nery para inauguração das reformas do ambulatório, do setor de hemodiálise, da área de residência médica, da enfermaria semi-intensiva e do serviço de hemodinâmica 24h.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

AMBULATÓRIO: Totalmente reformado, conta com 22 consultórios, espaço destinado à residência médica, sala para pequenas cirurgias, biblioteca, salas de reunião, estudo e pesquisa,

SETOR DE HEMODIÁLISE: Reinaugurado este ano com 14 máquinas, depois de 2 anos fechado, conta agora com 26 máquinas, se constituindo, no momento, como o maior serviço público da Bahia nesta especialidade.

ENFERMARIA SEMI-INTENSIVA: Conta com 20 leitos pós-operatórios e Serviço de Reabilitação Cardiovascular. Este é o primeiro equipamento público da Bahia com este perfil.

SERVIÇO DE HEMODINÂMICA: Visa garantir uma retaguarda de emergência cardiovascular, como emergência fechada para pacientes infartados e outras cardiopatias. Passará a funcionar 24 horas, recebendo pacientes das emergências públicas a qualquer momento, representando um grande benefício para a população assistida pelo SUS em Salvador. O número de leitos de pronto-atendimento, que era 4, subiu para 9. O serviço já teve a produção ampliada, passando de uma média mensal de 82 para 138 procedimentos de cateterismo e, com o funcionamento 24 horas, estima-se que o número de procedimentos chegue a mais de 150 ao mês.

INVESTIMENTO: Aproximadamente R$ 7,4 milhões em reformas que englobam quase toda a área do hospital e aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

HOSPITAL: É um dos mais antigos e tradicionais da Bahia em funcionamento. Fundado há 70 anos como um hospital administrado pelo governo federal, teve anteriormente a gestão estadualizada e, em parte, terceirizada pelo governo passado. Há um ano, foi rompido o contrato de terceirização e iniciado o processo de repasse para gestão da Universidade Federal da Bahia (Ufba), se constituindo em um grande hospital-escola, formando profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com a incorporação do Hospital Ana Nery ao patrimônio da Ufba, a capacidade dos campos de práticas para formação dos estudantes será ampliado em 50%. Por ser uma unidade altamente especializada em cardiologia e nefrologia, contribuirá muito para a excelência da formação de futuros profissionais de saúde, visando o fortalecimento do compromisso dos estudantes com o Sistema Único de Saúde.

BALANÇO: Em um ano de federalizado, o Hospital Ana Nery contabiliza avanços na prestação de assistência à saúde. O serviço de tomografia passou de 101 procedimentos 363 por mês. O número de cirurgias cardiológicas também cresceu: a média mensal, que era de 45 cirurgias realizadas, passou para 71 procedimentos nos meses de junho a dezembro, e, atualmente, encontra-se com uma média de 84 cirurgias. Quanto ao serviço de análises clínicas, o quantitativo médio de 26 mil passou para mais de 30 mil procedimentos por mês. A hemodiálise, reativada após dois anos sem funcionar, apresenta hoje uma produção de 350 sessões por mês. Já o atendimento ambulatorial que tem hoje uma média de 4,5 mil consultas por mês, com a inauguração do novo ambulatório, ampliará este número para 8 mil.