O Programa Célula-Mãe, entidade sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho para promoção do bem estar animal junto a comunidades carentes, realiza nesta quinta-feira (19), no bairro Vida Nova, em Lauro de Freitas, a primeira ação viabilizada através de convênio assinado com a Secretaria da Saúde do Estado.

Segundo Janaina Rios, coordenadora do Célula-Mãe, pela primeira vez a Sesab deu apoio à entidade, demonstrando preocupação com a saúde pública através do combate eficaz e humanitário às zoonoses, como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) – esterilização e educação, ao invés do extermínio indiscriminado.

A partir do convênio assinado com a Sesab, o Célula-Mãe receberá recursos para serem utilizados na compra de materiais cirúrgicos, transporte e serviço veterinário. Para realizar seu trabalho, voluntários da entidade entram nas comunidades carentes e buscam conquistar a confiança dos moradores que, em sua grande maioria, por falta de informação, não compreende a importância da castração como única forma de reduzir o número de animais abandonados.

O Programa Célula-Mãe, contando com a parceria de diversas clínicas veterinárias, já conseguiu esterilizar mais de 3 mil animais em bairros como Itinga, Cajazeiras, Cosme de Farias e Engenho Velho de Brotas. Amanhã (19), em Lauro de Freitas, os voluntários do programa estarão a partir de 9 horas, em frente ao Colégio Hermano Gouveia.