As condições de trabalho e os fatores de risco ocupacionais e ambientais associados à atividade de postos de revenda de combustíveis a varejo serão discutidas durante o 1º Seminário sobre Saúde, Trabalho e Meio Ambiente em Postos de Revenda de Combustíveis a Varejo na Bahia, previsto para o dia 12 deste mês, das 8h30min às 17 horas, no auditório do Ministério Público do Trabalho.

O evento, promovido pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho no Estado da Bahia (Forumat), com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesat), reunirá trabalhadores, empregadores, representantes da sociedade civil e profissionais de instituições públicas e privadas das áreas de saúde, do trabalho e meio ambiente.

O coordenador de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho do Cesat, Alexandre Jacobina, afirma que, apesar de terem ampliado o atendimento, com outros serviços, “verifica-se que estes os postos não avançaram em relação à saúde e segurança dos seus trabalhadores, e na prevenção e o controle ambiental”.

Segundo Alexandre, que também representa a Sesab na Comissão Regional Permanente do Acordo do Benzeno – CRPBz-Bahia -, estudos têm demonstrado que a atividade de revenda de combustíveis a varejo envolve uma série de riscos, entre os quais, a exposição a substâncias químicas que os compõem, a exemplo dos solventes conhecidos como BTX (benzeno, tolueno e xileno).

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o benzeno como uma substância carcinogênica, que tem sido objeto de intenso controle no âmbito mundial”, adverte Jacobina, acrescentando que pelos critérios do Programa de Segurança Química da ONU, o benzeno é considerado a quinta substância de maior risco no mundo.

Além da questão do benzeno, substância que não tem um limite seguro de exposição, os trabalhadores estão expostos a outros riscos, como acidentes por explosão, stress, provocado por fatores diversos, e fadiga corporal freqüente, em função da posição (de pé) mantida durante muito tempo.

Durante o evento, será apresentado um balanço das ações da Procuradoria Regional do Trabalho/5ª Região sobre a atividade de revenda de combustíveis na Bahia.

A programação terá quatro painéis e, entre palestrantes, estão o engenheiro assessor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Waldyr Gallo, o presidente do Sindcombustíveis, Walter Tannus, o presidente do Sindcombustíveis, a auditora fiscal June Resende, representante do Ministério do Trabalho e Emprego na Comissão Nacional do Acordo do Benzeno, e a médica do trabalho Letícia Nobre, diretora do Cesat.