Alcançar a população mais carente, que tem pouco acesso aos meios de comunicação modernos, é o objetivo da campanha de rádio “Conte para a Ouvidoria – Nós Contamos com Você”, promovida pela Ouvidoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH) e a União Européia. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (6), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil -– Seção Bahia.

O advogado Edmundo Assemany Felippi, ouvidor-geral da SSP, explicou que a campanha será direcionada com maior ênfase para os radialistas, pois “eles utilizam um meio de comunicação bem acessado por todas as classes sociais”. Ressaltou ainda que a ouvidoria é uma entidade da sociedade civil, responsável pelo controle dos órgãos de segurança pública, “principalmente em se tratando de atos ilegais praticados por policiais civis ou militares”.

A diretora do Programa de Apoio Institucional a Ouvidorias da Polícia e Policiamento Comunitário, da SEDH, Isabel Figueiredo, falou da preocupação do governo federal em fortalecer as ouvidorias e estimular as ações de divulgação. “Já lançamos esta campanha em 13 estados e temos percebido os desdobramentos, refletidos no aumento da utilização desse serviço por parte da população”, ressaltou.

O jornalista Sérgio Gomes, idealizador da campanha, informou que o objetivo foi produzir um material no formato carta-falada para ser veiculado facilmente pelas rádios. Disse ainda que a ouvidoria é uma “porta aberta para a sociedade denunciar o agente público que não exerce a sua função corretamente”. Mais informações sobre o programa no site www.sedh.gov.br.