Uma operação deflagrada pela Polícia Civil, no final de semana, nos bairros Alto das Pombas e Calabar, resultou, no domingo (15), à noite, na prisão do traficante Cleber Cerqueira Ferreira, o Talibã, 29 anos, surpreendido com armas e drogas, num barraco na localidade de Camarão, entre o Calabar e Ondina. Simultaneamente, a Polícia Militar realizou outra operação, nos bairros do Garcia, Engenho Velho da Federação e Cidade Nova, tendo cumprido um mandado de prisão por tráfico, contra Eduardo da Silva Araújo, de 24 anos, na Federação.

Apresentado nesta segunda-feira (16) à imprensa, pelo delegado chefe Joselito Bispo da Silva, no auditório da Polícia Civil, na Praça da Piedade, Talibã é comparsa de Everaldino, líder do tráfico no Calabar que, por sua vez, tem ligação com o traficante Genilson Lins da Silva, o Perna, transferido recentemente para um presídio de segurança máxima no Paraná.

Cinqüenta e dois policiais civis, entre delegados e agentes, participaram da operação, realizada entre 18 horas de sexta-feira (13), e a madrugada desta segunda-feira, pelas ruas do Calabar e do Alto das Pombas. Diante da presença de equipes de quatro departamentos da Polícia Civil (DTE, Depom, CCCP e DCCV), além do COE (Centro de Operações Especiais) nos dois bairros, não houve o registro de qualquer ocorrência de maior gravidade naquelas comunidades, no final de semana.

De acordo com o delegado chefe, Joselito Bispo da Silva, os policiais apreenderam no barraco de Cleber Cerqueira Ferreira, uma sub-metralhadora, uma pistola 9 milímetros e um revólver, de calibre 38, municiados e com as numerações raspadas, além de 36 dolões de maconha, uma trouxa com certa quantidade da droga, dinheiro e equipamentos para a prática de Rapel. Segundo o delegado Carlos Habib, titular da DTE (Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes), esses equipamentos são, possivelmente, produto de roubo.

Conduzido para a sede da DTE, no Complexo Policial dos Barris, Cleber foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e por porte ilegal de arma. Cleber também tem envolvimento em um homicídio e já vinha sendo procurado pela Justiça, por crime de tráfico.