O jovem Maxuel Torres Lacerda, 16 anos, natural de Cachoeira, cidade situada a 110 quilômetros de Salvador, se mostrava satisfeito com a possibilidade de fazer e retirar a carteira de identidade no mesmo dia. “É a primeira vez que tiro este documento e foi tudo muito rápido”, disse Maxuel, enquanto era atendido por uma funcionária do SAC Móvel que faz a Rota da Independência.

Esta rota percorrerá, até o dia 1º de julho, os municípios de Cachoeira, Santo Amaro, São Gonçalo dos Campos, Muritiba, Governador Mangabeira, São Francisco do Conde e Maragojipe. A expectativa é que sejam atendidas cerca de 500 pessoas por dia em cada localidade.

A mesma satisfação era externada ontem por Luciana Alves Moreira, 30 anos, que esperava a expedição da segunda via da identidade. “Muito bom. Se não fosse esse serviço eu teria que esperar 15 dias para receber o documento”, afirmou.

A Rota da Independência oferecerá vasta programação cultural para os cidadãos. Durante as estadas nos municípios da região do Recôncavo, ocorrerão amostras de vídeos, recitais de poesia e aulas públicas. Todas essas atividades têm como tema central o processo de Independência da Bahia.

“O objetivo é que todas as rotas do SAC Móvel feitas no interior, à semelhança do que já vem ocorrendo com a Rota da Independência, ofereçam serviços diferenciados, agregando ao espaço do SAC atividades culturais”, pontuou o secretário da Administração Manoel Vitório.

A Rota da Independência do SAC Móvel conta com dois ônibus dotados de infra-estrutura para emitir 500 documentos por dia. Além da expedição da carteira de identidade, o serviço também contempla atendimento para Ouvidoria Geral, expedição de CPF e antecedentes criminais.