Uma comitiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) esteve reunida nesta segunda-feira (9) na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com representantes do Governo da Bahia e setores produtivos para mostrar as linhas de atuação com as quais a instituição vem atuando no estado, além de sistematizar a recepção das demandas dos parceiros nos inúmeros projetos.

Entre as propostas para investimentos futuros, destaque para implantação de infra-estrutura tecnológica. O secretário Ildes Ferreira, e a diretora-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), Dora Leal, expuseram os principais trabalhos desenvolvidos para o setor.

“Devemos fortalecer as cidades do interior e levar inclusão social por meio da tecnologia. Por isso, considero importante debates como este, para o alinhamento das ações”, afirmou o secretário.

A descentralização dos investimentos que, historicamente, ficam nos estados do Sudeste e nas capitais, também foi apontada como estratégia necessária para o desenvolvimento social. A reunião com os técnicos do banco contou ainda com representantes da Casa Civil, das secretarias estaduais da Indústria, Comércio e Mineração, de Planejamento e de Agricultura, da prefeitura de Carinhanha e do Sebrae.