O ponto de ônibus da Brasilgás, na BR-324, que abriga grande número de veículos clandestinos, será fechado pela Polícia Rodoviária Federal durante o feriadão do São João, para embarque de passageiros. A decisão foi comunicada, nesta terça-feira (17), à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) pelos inspetores da PRF. Os ônibus do sistema regular de transporte intermunicipal não vão poder parar no local.

Diante da decisão da PRF, a Agerba promoveu, nesta terça-feira, uma reunião com a diretoria da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário da Bahia e com a Sinart, concessionária do Terminal Rodoviário de Salvador, para alertar que o embarque de ônibus do transporte intermunicipal será feito, exclusivamente, na rodoviária. A Superintendência de Transportes Públicos vai reforçar a frota de ônibus urbano do ponto da Brasilgás com destino à rodoviária.

Com o grande movimento de passageiros previsto – cerca de 220 mil -, a agência adotou uma série de medidas visando facilitar o acesso dos usuários à rodoviária de Salvador. Dentro do terminal, a operação de embarque para os passageiros das linhas com destino às cidades da Região Metropolitana será feita na área de desembarque, para desafogar e agilizar as operações dos ônibus das demais regiões atendidas pelo transporte intermunicipal.

Outra medida anunciada pela Agerba é a desativação do estacionamento rotativo. Localizado em frente à estação rodoviária, ele será destinado apenas para acesso dos carros e táxis conduzindo passageiros. O tempo de tolerância permitido para os carros no desembarque de passageiros será de 3 minutos. Os outros dois estacionamentos da Rodoviária funcionarão como rotativos no mesmo período.

Tanto a desativação do estacionamento rotativo quanto o embarque de passageiros para a RMS na área de desembarque passarão a vigorar a partir desta quinta-feira (19), às 14 horas, até o meio-dia de segunda-feira (25).