O site www.saojoaobahia.com.br , criado pela Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa, recebeu, no período de 19 a 26 deste mês, o acesso de 34.899 internautas, que visitaram 205.868 páginas com informações sobre shows, locais, horários, e dicas sobre os melhores caminhos para se chegar às cidades do interior. A ferramenta foi fundamental para a divulgação do São João baiano como a maior festa regional do país.

“O site é um dos elementos de formatação do produto turístico São João da Bahia e se mostrou uma importante ferramenta no auxílio a turistas – nacionais e estrangeiros – e também aos baianos. Pessoas de todo o Brasil e até do exterior conheceram as opções dos 417 municípios baianos e constataram que esse novo produto turístico já é uma realidade”, afirma o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.

Ele destaca que mais de 15 mil pessoas por noite assistiram os shows no palco montado no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. Também as cidades de Porto Seguro, Ilhéus/Itacaré e Lençóis, na Chapada Diamantina, receberam importantes atrações musicais e registraram um bom aumento na ocupação hoteleira.

A média de visitas por dia foi de 4.362, com a duração média de 5 minutos e 42 segundos. A capa foi a página mais popular do site, com 26,57%, seguido pela programação das cidades (6,66%), enquanto que a programação de Salvador registrou 2,71% e a de São Francisco do Conde, 2,63%. O dia da semana com maior acesso foi sexta-feira, com 7,26%, Na quinta-feira observou-se o menor acesso, com 0,07%.

Nas pesquisas e buscas pela festa, as frases “São João em Salvador” e “Forró no Pelourinho” lideraram com 26 referências,seguida pela frase “São João da Bahia (25) e “Atrações de Ibirapitanga”, com 21 registros.

Acesso por países

Os internautas brasileiros responderam por 34.298 acessos ao site. No front externo, os acessos oriundos dos Estados Unidos foram 187, seguidos pelos portugueses (88) e espanhóis (58). O site www.saojoaobahia.com.br foi localizado pelos principais mecanismos de busca, como o Google, responsável pela entrada de 5.352 internautas. Já o site www.turismo.ig.com.br direcionou 88 usuários, enquanto 32 interessados buscaram informações pelo Orkut. A maioria dos internautas (30.072) utilizaram o programa Internet Explorer para acessar o site, e 4.675 optaram pelo Firefox, 55 pelo Safari e 52 pelo programa Ópera.