A licitação para a contratação da empresa que vai elaborar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Náutico da Baía de Todos os Santos (BTS) deverá sair nos próximos 15 dias.

O superintendente de Investimentos em Pólos Turísticos da Secretaria de Turismo do Estado, Eduardo Farina, afirmou nesta sexta-feira (13) durante o 1º Fórum Náutico Internacional da Baía de Todos os Santos, no Hotel Blue Tree Towers, que o trabalho será amplo, enfocando prioritariamente a infra-estrutura, capacitação e fidelização do turista, entre outras diretrizes.

A elaboração e execução do plano faz parte da programação do Ministério do Turismo para o desenvolvimento do segmento náutico, que terá uma experiência piloto na Baía de Todos os Santos. A intenção é construir uma visão estratégica compartilhada para a BTS e articular ações para um gerenciamento costeiro eficiente, que beneficie a comunidade local e o setor náutico.

Eduardo Farina falou sobre o desenvolvimento do turismo na BTS através da náutica e cultura e apresentou – para uma platéia formada por empresários do setor, investidores nacionais e internacionais, além de representantes de regatas – a proposta para a criação de um distrito cultural e turístico como modelo de gestão para a Baía de Todos os Santos.

A proposta é fruto do trabalho de duas consultorias italianas que passaram dois meses analisando as potencialidades da BTS. Seria uma organização reunindo entidades culturais locais, o empresariado do turismo e da cultura, a comunidade e o poder público para a adoção de um processo de tomada de decisões negociado e compartilhado.

Foram identificados neste trabalho seis linhas e 19 produtos turísticos na Baía de Todos os Santos. Entre eles, produtos ligados ao patrimônio, arqueologia, étnico-afro, artes visuais, indústria criativa, literatura e linguagem. Além de ressaltar as propostas de turismo cultural na BTS, mostrando a sua forte correlação com a náutica, Farina também lembrou que o setor traz um turista mais qualificado e é um segmento que sobrevive a qualquer crise.

Segundo ele, o Nordeste brasileiro está numa localização estratégica em relação ao turismo náutico, entre a Europa – o maior emissor de turistas náuticos do mundo – e o Caribe, maior receptor.