A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) percorre esta semana os municípios de Senhor do Bonfim (15) e Jacobina (17) para incentivar o empresariado a participar do fornecimento de bens e serviços ao Estado através das licitações governamentais. Para isso, uma equipe técnica da Saeb em parceria com o Sebrae e com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), estará repassando informações sobre o Cadastro de Fornecedores e do Registro de Preços (RP), ferramenta, utilizada nas compras públicas e, em especial, pelas escolas para aquisição de merenda escolar.

O sistema de RP possibilita ao fornecedor a negociação de preços e a transparência nas contratações. Para as unidades administrativas do Estado, a ferramenta permite comprar com preço de atacado e com entrega programada.

O cronograma montado pela Saeb obedece as datas das licitações previstas para os municípios. “A intenção é atrair pequenos fornecedores da região para fomentar o desenvolvimento econômico local, além de oferecer um serviço mais eficiente às escolas”, afirmou o secretário da administração, Manoel Vitório.

Os próximos municípios contemplados com a palestra Como vender para o Governo da Bahia serão Paulo Afonso (29), Ribeira do Pombal (31), Serrinha (05/08) e Piritiba (07/08). Os fornecedores são cadastrados e habilitados a participar do calendário de licitações de merenda. Os locais e horários serão divulgados nos meios de comunicação da região.

Em junho, a Saeb esteve em Juazeiro e 48 empresas da região participaram da sensibilização. Os técnicos disseminaram informações de como as empresas locais podem vender para o governo e efetuam o cadastramento das empresas interessadas em vender para o governo no Cadastro de Fornecedores do Estado. Ação do Programa de Compras Governamentais, a sensibilização de fornecedores tem como objetivo dinamizar mercados regionais e otimizar as compras públicas. O ciclo de palestras tem o intuito de preparar esses fornecedores locais para melhor competir no mercado.