A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) vão realizar a terceira etapa da capacitação em Eficiência Energética, destinada a servidores estaduais e empregados públicos que desempenham atividades na área de planejamento e acompanhamento de construções, além de reformas dos prédios públicos do Estado. As inscrições para as 100 vagas já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail cgsa-ssa@saeb.ba.gov.br ou telefones (71) 3115-3185/3274.

As aulas desta turma acontecerão nos dias 4, 5 e 11 de agosto, no Salão Azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). Serão 20 horas de capacitação destinadas ao planejamento das obras e instalações de equipamentos dentro das últimas tendências para o racionamento energético.

A ação está alinhada aos propósitos do Programa Compromisso Bahia, dentro do projeto Atitude Positiva, e busca estabelecer uma cultura de eficiência e controle gerencial, além de disseminar boas práticas voltadas para a qualidade dos gastos públicos.

A capacitação, iniciada em maio, é voltada para 400 servidores públicos sobre a utilização eficiente e racional dos recursos de energia elétrica nos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. Primeiro, foram os servidores da área de compras que receberam treinamento sobre eficientização energética e os cuidados com a especificação dos produtos que integram o catálogo de materiais.

Já os que trabalham com manutenção predial também foram contemplados, com o módulo que previa a utilização da energia elétrica de maneira eficiente e sem desperdício, envolvendo conhecimentos sobre redes elétricas e refrigeração de ambientes.

O convênio com a Coelba ainda determina o encaminhamento mensal à Saeb dos registros de leitura do consumo de energia elétrica de cada unidade do Poder Executivo, permitindo um acompanhamento mais detalhado dos gastos e, conseqüentemente, o melhor controle dos mesmos. Além da série de capacitações, a revisão dos contratos com a Coelba, promovida pela equipe da Saeb, vai gerar uma economiza de cerca de R$ 14 milhões por ano nas contas de energia elétrica dos órgãos da administração direta e indireta. Somente em 2007, o gasto com energia elétrica na máquina estadual foi de R$ 67,1 milhões.