A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) recebeu nesta quinta-feira (24) 71 novos veículos. São 47 carros e 24 motos que vão ser distribuídos entre as 15 coordenadorias regionais espalhadas pelo interior para dar suporte à execução de diversos programas da agência em todo o estado, inclusive nos serviços de prevenção e controle de pragas na agricultura.

Num investimento de R$ 1,5 milhão, os veículos foram adquiridos através de um convênio entre o Governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As 15 coordenadorias regionais para onde os veículos serão distribuídos estão localizadas nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Itapetinga, Itaberaba, Irecê, Jequié, Juazeiro, Miguel Calmon, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

A entrega dos veículos foi realizada no pátio da Adab, em Ondina, com a presença do governador Jaques Wagner. Segundo o diretor-geral da Adab, Altair Santana, mais 58 carros e 65 motos vão ser entregues até o final do ano. A frota da Adab, que estava envelhecida há 13 anos, vai ficar com um total de 229 veículos – com os entregues hoje e em fevereiro, quando a agência recebeu 24 carros e 12 motos.

Os carros e as motos darão um maior suporte aos serviços de saúde animal e vegetal e à execução de diversos programas executados pela Adab, como o de erradicação da febre aftosa, de controle da raiva dos herbívoros, de monitoramento das moscas-da-fruta, entre outros. “A modernização da frota sinaliza uma preocupação do Estado em investir na agropecuária e oferecer a infra-estrutura necessária para o trabalho da Adab, que é referência em todo o Brasil”, disse o governador.

Referência

Empresa da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), a Adab foi a primeira agência de defesa agropecuária criada no país, juntamente com a de Tocantins, em 1999. Ao longo do tempo, vem sendo considerada referência em todo o país, por seu trabalho de controle de pragas.

“Hoje, a Bahia é livre da aftosa e da sigatoka-negra, que atinge a produção de banana. O bicudo do algodão e a ferrugem asiática da soja também estão sob controle. E estamos sempre aperfeiçoando nossos serviços para manter esses bons resultados”, afirmou Santana. Ele destacou que a Adab é convidada com freqüência por outros estados para dar informações sobre seu trabalho.

A agência trabalha também na chamada zona-tampão – região formada por oito municípios na divisa da Bahia com os estados do Piauí e Pernambuco, que ainda enfrentam riscos do surto da aftosa. Entre as ações realizadas na área, estão aprimoramento e manutenção de estruturas de controle, programas de educação sanitária, intensificação da cobertura vacinal e fiscalização intensiva.