Um novo método de controle contra a principal praga do abacaxi, a fusareose, foi testado pela segunda vez no início desta semana, em Itaberaba, principal pólo produtor da fruta no estado. O objetivo dos testes foi avaliar o manejo de controle biológico através dos fungos Tricodermaç Xylária e T. Cana, durante a floração do fruto para observar o comportamento e ver o grau de eficiência para combate da praga. Participaram da ação técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

“A doença já assolou cerca de 30% dos abacaxizeiros do município e assim que sejam obtidos os resultados deste novo método de controle serão instaladas unidades demonstrativas para orientação dos produtores da região quanto ao uso dos fungos para o combate a frusareose”, afirmou o engenheiro agrônomo da Adab e coordenador do Programa Fitossanitário para Cultura do Abacaxi, Antônio Bergerman.

Segundo informações de Bergerman, paralelamente a fase de testes do controle biológico, a Adab está em processo de finalização da consulta pública para criação de uma legislação específica, afirma.

Já o engenheiro agrônomo da Ceplac, Luiz Carlos Cordeiro está bastante otimista quanto aos resultados dos fungos para o combate a frusareose, ele afirmou que o dois fungos já foram utilizados em plantações de maracujá tendo obtido resultados promissores. “Já usamos no laboratório, agora vamos a campo para ver se funciona”, conclui.