Nesta quinta-feira (3) e sábado (5), as populações de Feira de Santana, Santa Bárbara, Nova Fátima e Conceição do Coité receberão seis novos Centros Digitais de Cidadania como parte do programa de Inclusão Sociodigital do Governo do Estado.

Os CDCs são espaços públicos equipados com dez computadores, uma impressora e um servidor de rede que utilizam softwares (programas) livres e são conectados à internet, promovendo acesso gratuito às tecnologias como meio para a inclusão social.

Em Feira de Santana, as inaugurações começam nesta quinta, com a unidade localizada na Fundação da Criança e Adolescente, às 9h. No sábado será a vez dos CDCs da Associação Comunitária São Braz, às 16h, e da Cooperativa de Profissionais Autônomos, 17h. Além destas unidades, ainda este ano o Programa Cidadania Digital implantará novos 23 centros em Feira de Santana.

Também na quinta, às 11h, em Santa Bárbara, acontecerá a inauguração na Associação Socioeducativa Jovens em Ação. No mesmo dia, às 14h, o município de Nova Fátima ganhará um CDC no Colégio Municipal Roque Dias Silva.

O roteiro de inaugurações terminará, às 17h, em Conceição do Coité, no Colégio Divino Mestre. Qualquer pessoa pode utilizar os Centros. Basta ir até uma unidade e se cadastrar. Monitores estão capacitados para atender aos usuários realizando os cadastros, oferecendo suporte e prestando orientações básicas.

Pesquisa

“Até o final deste ano vamos implantar mais de 500 Centros Digitais de Cidadania em toda a Bahia, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas”, explica o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, que estará presente nas inaugurações.

A Bahia ocupa a 20ª colocação em acesso à internet entre os estados brasileiros, com 87% de excluídos digitais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006 do IBGE. “O computador é uma ferramenta indispensável no mundo contemporâneo, e não podemos mais permitir que a Bahia seja um dos estados com pior índice de inclusão digital do país”, afirma Ildes Ferreira.

O programa Cidadania Digital é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e conta com 364 CDCs, que permitiram sete milhões de acessos à internet apenas no ano passado. O principal público beneficiado é o de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do programa têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital – 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública.