A plenária territorial de Juazeiro, a antepenúltima da série de eventos regionais que estão preparando o terreno para a 1ª Conferência de Comunicação Social da Bahia, chegou ao fim na tarde deste sábado (19) com uma avaliação positiva dos participantes. No auditório do Colégio Modelo, os trabalhos foram finalizados com a eleição dos 15 delegados que vão representar a região na etapa final, marcada para o mês de agosto, em Salvador. Na seqüência, estudantes e profissionais de comunicação receberam o certificado de participação no evento, que teve um total de 120 inscritos.

Para a jovem Jaqueline de Almeida, aluna do 6º semestre do curso de Comunicação-Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a realização da plenária foi uma novidade bem recebida por Juazeiro e toda a região. “É importante a sociedade participar e ser ouvida nesse processo, na construção de uma comunicação mais democrática e de acesso a todos”, falou ela, que participou do grupo temático “Comunicação e Educação”. Jaqueline é da cidade de Petrolina e tem a pretensão, quando se formar, de trabalhar nas áreas de assessoria de imprensa e jornalismo impresso.

Do grupo “Comunicação e Desenvolvimento Territorial”, participaram a jornalista Grazzielli Brito e o radialista Geo Moreira. Ambos disseram que a idéia de realizar as plenárias é algo nunca visto e digno de aplausos. “A discussão foi bastante acalorada e tivemos dificuldade de chegar a um consenso, tamanha a quantidade de opiniões divergentes. Mas conseguimos eleger nossas propostas que vão ser levadas à conferência e esperamos que elas sejam conduzidas da melhor forma possível”, disse Moreira.