Alagoinhas recebe, este mês, a primeira mostra dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2008. A abertura oficial acontecerá, nesta sexta-feira (4), às 19h, no Centro de Cultura do município, onde as obras de 34 artistas ficarão expostas até 17 de agosto.

Pinturas, instalações, gravuras, fotografias, cerâmica, performance e vídeo-arte estão entre os meios de expressão artística presentes na mostra. Uma homenagem será feita a três artistas naturais do município – Josilton Tonm Lithosilva e Márcia Almeida – convidados para expor seus trabalhos. Eles não participam da seleção oficial dos Salões, mas suas obras atestam o desenvolvimento das artes visuais na região.

Este ano, a Fundação Cultural viabiliza a presença de todos os selecionados desta edição na abertura oficial da mostra, concedendo apoios financeiros para o custeio de passagens e hospedagens dos artistas residentes fora de Alagoinhas. Uma comissão julgadora, que será conhecida na abertura da mostra, formada por três pessoas de reconhecida atuação na área artística, irá selecionar dois trabalhos.

Cada vencedor uma premiação no valor de R$ 6 mil. Será concedido ainda um prêmio de incentivo de R$ 3 mil para terceiro classificado. Estão concorrendo artistas de Alagoinhas, Juazeiro, Feira de Santana, Andaraí, Valença, Cruz das Almas, Amargosa, Camaçari, Eunápolis e Salvador. Da abertura do evento participarão o secretário de Cultura, Márcio Meirelles, a diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Gisele Nussbaumer, e o diretor de Artes Visuais da instituição, Dilson Midlej.

“A importância central dos Salões Regionais reside na interlocução entre artistas baianos de diversas regiões, proporcionada pelo caráter itinerante do evento. Por meio dele, acompanhamos uma revitalização do segmento das artes visuais, que é acrescido com obras de excelente qualidade artística e, muitas vezes, contemplado com novos talentos”, comenta Dilson.

Além de Alagoinhas, mais duas cidades recebem os Salões Regionais 2008: Vitória da Conquista (de 29 de agosto a 12 de outubro) e Itabuna (de 10 de outubro a 23 de novembro). Em todas as etapas, o evento busca promover a regionalização e o desenvolvimento das artes na Bahia com a circulação das obras pelas cidades, de acordo com as atuais diretrizes da Secretaria de Cultura.

Palestras

Nos dias 9, 10 e 11 de julho, a Diretoria de Artes Visuais da Fundação promoverá palestras na cidade, seguidas de debates, no Centro de Cultura de Alagoinhas, sempre às 19h. No dia 11, haverá uma avaliação crítica de portfólios dos artistas que desejarem contribuições para seus trabalhos.

Os interessados deverão se inscrever, gratuitamente, com antecedência, no Centro de Cultura de Alagoinhas. Nas semanas posteriores serão realizadas mais duas atividades de formação e capacitação, ambas gratuitas – um curso voltado para arte-educadores e uma oficina de processos criativos para artistas.

Os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia retornam ao local onde aconteceu a primeira mostra, em 21 de julho de 1992, quando o evento ainda era chamado de Salões Regionais de Artes Plásticas da Bahia. Ao longo destes 16 anos, os Salões já expuseram obras de cerca de mil artistas em mais de 30 mostras realizadas em cidades como Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Alagoinhas, Valença, Jequié, Juazeiro e Feira de Santana, contribuindo para o incentivo e a dinamização das artes no Estado.

Artistas e projetos

Ale Corpani – "Convergente" (Salvador)
Ana Verana – "S/ título (instalação)" (Salvador)
Davi Bernardo – "Livro de história para Klimt" (Salvador)
Edson Machado – "Série Fotos Móveis: Palestra da curadora" (Feira de Santana)
Eduardo Góes – "Despedida?/Sentença" (Salvador)
Eduardo Tavares – "Série Alagados: Minha boneca" (Salvador)
Elaine Pinho – "Fotografia do dia" (Salvador)
Euriclésio Sodré – "Três em uma" (Salvador)
Evandro Sybine – "Territórios móveis I, II e III" (Salvador)
Edvandro Xavier – "Os ciclistas/Ventos e velas/O pequeno barco" (Alagoinhas)
Francisca Karol – "Enxugando o orçamento" (Juazeiro)
Henrique Dantas – "Boi Bumba ano 3000" (Camaçari)
Iraíldes Mascarenhas – "Baiana em movimento I e II" (Salvador)
Nilson Moura – "S/ título (instalação fotográfica)" (Amargosa)
João Carlos Weschollek – "Projeto Raízes: A busca e Luz" (Salvador)
Joelma Felix – "Percepto" (Salvador)
Fernão Paim – "Flagelação/Orapronobis/Sacerdote e A profetisa" (Salvador)
Leidiane Almeida – "O tempo tem um tempo que não é o nosso tempo" (Feira de Santana)
M. Ribeiro – "S/título (instalação)" (Valença)
Tereza Coelho – "Temporalidade I e II"
(Salvador)
Nelson Magalhães – "Série Anjo sobre o Recôncavo: Recôncavo 1, 2 e 3" (Cruz das Almas)
Genê – "Signos Urbanos" (Salvador)
Péricles Mendes – "Vôo geométrico" (Salvador)
Sarah Hallelujah – "Submersos" (Salvador)
Telma Antônia Silva Lima – "É só de boca" (Eunápolis)
Valéria Simões – "Transitório I e II" (Salvador)
Vinícius S.A – "Sorria, você está sendo filmado" (Salvador)
Viviane Viriato – "Instalação 1" (Amargosa)
Vladimir Oliveira – "S/ título (instalação)" (Salvador)
William A. – "Série Homines Viatores" (Andaraí)
Yuri Ferraz – "Água Benta" (Salvador)
Artistas de Alagoinhas
Márcia Almeida – "Você – Kusiwa"
Lithosilva – "A Fonte"
Josilton Tonm