A restauração do Restaurante Carro de Boi e da Boate Jerimum, que integram o chamado Complexo Carro de Boi e fazem parte da estrutura do Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), em Feira de Santana, será iniciada até o final deste ano.

A informação é do secretário estadual de Cultura, Márcio Meireles, que visitou o local na última sexta-feira (25), acompanhado pelo diretor da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), Luiz Alberto Carneiro, e do reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), José Carlos Barreto.

As obras serão custeadas com verba destinada à Uefs através de emenda parlamentar federal, no valor de R$ 800 mil, mais 20% deste montante (R$ 160 mil) que serão repassados pela Secretaria de Cultura (Secult).

Segundo o reitor José Carlos Barreto, os recursos serão liberados tão logo seja apresentado o projeto de reforma, que será feito pela Sucab e encaminhado ao Ministério da Cultura.

O diretor da Sucab, Luiz Alberto Carneiro, lamentou o estado de degradação da estrutura física da área a ser reformada por etapas. Inicialmente haverá a definição do programa de ocupação do local, o que servirá de subsídio para elaboração do projeto básico.

Depois, será feito o projeto executivo, seguido do processo de licitação para realização das obras.
A importância do projeto foi destacada pelo secretário Márcio Meireles diante de autoridades, profissionais de comunicação e artistas feirenses.

Ele afirmou que o Centro de Cultura Amélio Amorim, como complexo cultural, “exige que qualquer intervenção seja feita de maneira criteriosa”.

Meireles citou como exemplo o restaurante que, a partir da reforma, deverá ser não somente referência da culinária sertaneja, mas um espaço cultural multiuso.