A próxima apresentação do projeto Quintas do Teatro, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura (Secult), acontece no dia 31 de julho, convidando o público para uma visita carcerária.

A partir das 20h, o espetáculo Barrela, da Cia de Teatro Gente, entra em cena no Espaço Xisto Bahia, nos Barris, para tratar da capacidade de sobrevivência humana diante da violência.

O espetáculo acontece dentro de uma cela. Nela, seis presos dividem um pequeno espaço cheio de conflitos e tensões, acirrados com a chegada de um novo detento, batizado de “carne nova”.

Através destes sete personagens, a história aborda as diversas formas de brutalidade. E, para isso, investe na instauração de um ambiente denso anterior ao início da apresentação.

A peça, dirigida por Nathan Marreiro, traz o texto de Plínio Marcos, de 1958. Uma forma de recuperar a atualidade de um tema escrito há 50 anos.

Atores com coletes de oficiais penitenciários circulam pelo foyer do teatro, meia hora antes da peça, dando início à atmosfera carcerária proposta ao público.

O clima é intensificado pela ambientação, com roupas esfarrapadas, varais, faixas com mensagens de protestos, entre outros adereços cenográficos. A partir daí, os espectadores são conduzidos para o interior do “presídio”.

No fim da trama, a densidade violenta continua. O público é impedido por “seguranças” de aplaudir o que viu, sendo encaminhado a se retirar da sala aos sons de apitos e gritos, dizendo acabou a visita.

Serviço
Onde: Espaço Xisto Bahia (Barris)
Quando: quarta-feira (31), às 20h;
Quanto: R$ 2 e R$ 1
Realização: Cia de Teatro Gente/ FUNCEB