O processo de criação literária é uma atividade que pode ser estimulada através da prática e, sobretudo, da própria leitura. A experiência será vivenciada pelos moradores do Engenho Velho de Brotas e bairros vizinhos nesta quarta-feira (30), quando acontece a Jornada de Literatura no Teatro Solar Boa Vista (Engenho Velho de Brotas).

A iniciativa é do Núcleo de Livro, Leitura e Literatura (NLLL) da Fundação Pedro Calmon/Secult, fruto de uma parceria com a Biblioteca de Extensão (Bibex), a Fundação Cultural do Estado (Funceb) e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Estudantes e professores das escolas públicas do bairro participarão das atividades, num dia de aula diferente.

Programação

Durante a abertura, às 9h, será realizada uma mesa de debate com o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo, o coordenador do Teatro Solar Boa Vista, Chico Assis, e a coordenadora do NLLL, Lúcia Santori Carneiro.

Em seguida, a Prof.ª Miriam Sumica ministrará uma palestra com o tema: Ler pode ser divertido. O público poderá participar ainda das atividades desenvolvidas pelo carro-biblioteca da Bibex. Nele, são disponibilizadas estantes com diversos livros, revistas, além de jornais e gibis.

As atividades de leitura de histórias do carro-biblioteca acontecerão das 9h às 17h. A partir das 14h, a comunidade poderá participar gratuitamente das seguintes oficinas: Criação Literária em Poesia, orientada pelo poeta Marcos Peralta; Literatura de Cordel, com o cordelista Antônio Carlos Barreto; Criação de RAP, com o rapper Uri Israel Meneses Silva; Contação de histórias, com Ana Lúcia Cândida da Silva; e Confecção de Brinquedos, com a arte-educadora Ana Paula Carneiro.

Às 17h haverá apresentação dos resultados das oficinas, quando cada grupo tem a oportunidade de mostrar o que aprendeu nas três horas de aulas oferecidas pela Jornada de Literatura.