Duas barreiras sanitárias instaladas pela Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) vão garantir a tranquilidade dos participantes da maior romaria religiosa da Bahia, que acontece no município de Bom Jesus da Lapa, desta quarta-feira (30) ao dia 11 de agosto.

Técnicos da Cordec e de órgãos como a Vigilância Sanitária do município já estão posicionados na entrada principal da cidade, orientando o público sobre os cuidados para evitar acidentes e a proliferação de doenças durante a festa religiosa. A previsão da Defesa Civil é que cerca de 100 mil pessoas deverão visitar o município.

Os veículos que chegam – principalmente ônibus – são higienizados, enquanto os passageiros recebem kits de saúde contendo soro fisiológico, hipoclorito de sódio, sacos de lixo e preservativos.

As ações incluem ainda a fiscalização de restaurantes, lanchonetes, hotéis e acampamentos, além da organização da coleta de lixo. As polícias Rodoviária Estadual e a Militar também atuam para garantir a segurança global do evento.

Na margem do Rio São Francisco, que corta o município, prepostos da Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros observam os turistas, com o objetivo de prevenir afogamentos, fatos que já foram registradas em festas anteriores.

A Defesa Civil também vai atuar em Bom Jesus da Lapa no mês de setembro, quando acontece a Festa de Nossa Senhora da Soledade. Há 16 anos o órgão realiza as atividades no município, por meio de parceria com a prefeitura local.