As regiões que sofrem com longa estiagem e dificuldades no abastecimento de água estão recebendo atenção do Governo do Estado, por meio da instalação de cisternas emergenciais. A iniciativa é da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec), que já distribuiu mais de 700 unidades do equipamento. Um contrato assinado, nesta quarta-feira (9), com a empresa fabricante do produto, vai possibilitar a aquisição de outras mil unidades. O investimento é de R$ 1,1 milhão.

As cisternas destinam-se ao armazenamento de água distribuída por carros pipas e à captação direta da chuva pelos telhados. Possuem capacidade para 8 mil litros e são confeccionadas da matéria prima do vinil. A Bahia é pioneira no desenvolvimento e utilização desta tecnologia.

As cisternas têm garantia de dez anos e podem ser montadas em duas horas. A ação inclui a realização de atividades educativas com a população beneficiada. As famílias atendidas são capacitadas para o uso racional da água e recebem orientações sobre questões ambientais.

“A prioridade é atender os municípios que estão com situação de emergência por causa da seca, sobretudo aqueles localizados no semi-árido”, informou o coordenador estadual de Defesa Civil, Antônio Rodrigues.

Recuperação

Em Senhor do Bomfim, a 375 quilômetros de Salvador, os investimentos da Defesa Civil vão garantir a recuperação da infra-estrutura do município, danificada pelas fortes chuvas que caíram nos últimos meses. A formação de crateras nas ruas, erosão de solo, alagamentos e deslizamentos de terra foram os principais problemas registrados. Serão aplicados R$ 230 mil, em obras de restauração e pavimentação de ruas e avenidas, cobertura de canal, além de encascalhamento de estradas vicinais da zona rural.

A Cordec também está atuando em outros municípios do interior, por meio de serviços de contenção de encostas, reestruturação de pontes e fornecimento de carros-pipa para localidades afetadas pela longa estiagem.