As comunidades rurais das localidades de Cigano, Serra de José Francisco, Vanique e Mucambo/Guanabara, nos municípios de Piripá, Maetinga, Ipupiara e Serrinha, respectivamente, estão sendo beneficiadas com várias ações do governo. Dentre elas, a construção de 44 cisternas, implantação de 60 sanitários residenciais e de um módulo para feira com 16 boxes, além da aquisição de um trator, implementos agrícolas e uma garagem para o desenvolvimento de um projeto de mecanização.

As obras executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir, totalizam um investimento de R$ 487,8 mil.

Executado no estado desde 1996, o Programa Produzir busca reduzir as desigualdades regionais, criar emprego e renda e melhorar a vida das populações mais pobres financiando projetos comunitários nas áreas social, de infra-estrutura e produção. Os recursos financeiros são do Banco Mundial e do Governo do Estado e toda a coordenação técnica é de responsabilidade da CAR.