Com o objetivo de estabelecer parcerias com instituições baianas para o fornecimento de produtos agrícolas, um grupo de representantes da Secretaria de Investimentos da Líbia esteve, na manhã desta sexta-feira (18), na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir). A holding, que prevê e gerencia investimentos de fundos governamentais para aquele país, em várias áreas, foi atraído pelo potencial produtivo das diversas regiões da Bahia.

Segundo o secretário Edmon Lucas, que recebeu a comitiva, o grupo veio conhecer projetos do governo, com a finalidade de estabelecer parcerias e aportar recursos, principalmente, na região do semi-árido. “Apresentação detalhadamente o Programa de Desenvolvimento do Semi-Árido e estamos identificando quais são as possibilidades de investimentos com recursos externos associados a recursos brasileiros. Ressaltamos que o interesse do governo é que estes investimentos possam melhorar efetivamente a qualidade de vida do povo daquela região”, informou.

Edmon Lucas também destacou que está sendo feita uma relação de projetos, já previstos também por outros grupos do exterior, a exemplo do voltado à caprinovinocultura, da Espanha. A intenção, ressaltou, é discutir a viabilidade de ação conjunta de ações dessa ordem, já que o grupo tem interesse em projetos que possam produzir alimentos como feijão e milho.

“Fizemos também questão que eles buscassem, para essa troca de experiências e informações, as secretarias da Agricultura e da Indústria e Comércio, já que, desse modo, a Sedir cumpre sua missão de facilitadora da integração das ações das diversas secretarias estaduais, contribuindo para o desenvolvimento do semi-árido”, concluiu.

Durante o encontro, o grupo teve ainda a oportunidade de conhecer, por meio da exibição de um documentário, o Projeto de Irrigação de Campinhos, no município de Tucano, a 256 quilômetros de Salvador. Com esse projeto, o governo estadual está promovendo a inclusão de pequenos produtores rurais na cadeia produtiva da região nordeste, organizando a produção, fortalecendo a agricultura familiar no estado e adotando uma política pública integrada entre todas as secretarias do estado.