A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) entregou, na manhã desta sexta-feira (11), à comunidade o Colégio Estadual de Pau da Lima, totalmente reformado. Reivindicação antiga dos moradores, estudantes e corpo docente, a entrega foi marcada pela apresentação musical da cantora e professora de artes da unidade, Maristela Vidal.

Pais, alunos e professores demonstraram satisfação e puderam ver de perto as melhorias realizadas na escola, que passou a contar com sala de informática e área de lazer, além da aquisição de dez computadores e ar condicionado para todas as salas.

As alunas Juliana Gomes e Gabriela Milena, ambas da 6ª série, recitaram poemas que falavam sobre a importância da escola e do valor em se fazer as coisas com amor para que tudo dê certo. Já a professora de Língua Portuguesa, Iracema Rosa, fez um apelo para que a comunidade ajude na formação dos alunos.

“A educação não é unilateral, é bilateral. Precisamos da participação de toda a comunidade. A escola trabalha para os filhos de vocês, mas precisamos que eles sejam mais exigentes e cobrem de nós para fazermos da escola um lugar, realmente, de aprendizado”, disse Iracema aos pais.

Os pais dos alunos destacaram que a reforma não só foi proveitosa do ponto de vista da estrutura, mas também para estimular o estudo de seus filhos. “É visível a mudança na limpeza, iluminação. O aspecto é muito melhor para o meu filho. Não tem comparação”, destacou Rita Silva. Já Celiana Oliveira, que tem uma filha na 6ª série, a reforma vai melhorar no desempenho de sua filha, além de estar mais confortável.

A reforma já resultou em estímulo. Prova disso foi o novo fardamento dos alunos, apresentado pela diretora, para que a retomada nas aulas representem mudanças na própria escola, inclusive no funcionamento. “A Secretaria fez o que pôde ser feito para melhorar. Muitos pais devem perguntar por que a reforma não aconteceu nas férias. Mas garanto a vocês que isso não aconteceu porque existia 99% de chances de irmos para outro prédio. Como isso não foi possível, já estamos com um novo calendário de reposição das aulas perdidas, aos sábados, onde serão trabalhados temas mais lúdicos que possam estimular os alunos a virem para a escola”, afirmou Carmélia Lima.

Para encerrar, a solenidade contou com a leitura de uma carta de agradecimento à Secretaria em nome dos alunos do Colégio, representados pela estudante Letícia Dias. O colégio hoje conta com 14 salas, 1538 alunos dos ensinos fundamental e médio, nos três turnos, e 60 professores.