As inscrições para o curso de Formação Profissional em Tecnologia da Informação estão abertas até o dia 1º de agosto. Na primeira fase do programa serão atendidos 1.200 jovens, entre 16 e 24, que cursem o ensino médio (2º ou 3º ano) da rede estadual de ensino.

As vagas serão distribuídas em 48 turmas de 25 alunos nos municípios de Salvador (15 turmas), Feira de Santana (10 turmas), Vitória da Conquista (17 turmas) e Lauro de Freitas (06 turmas).

A carga horária do programa é de 300 horas. A iniciativa faz parte do Plano Setorial de Qualificação em Tecnologia da Informação (PlanSeQ), do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o Governo da Bahia. Os educandos terão aulas de Lógica da Programação e também de reforço em Português, Matemática e Inglês, oferecidas nos três turnos.

As 15 turmas de Salvador ficarão nos colégios Odorico Tavares e Central, onde já estão funcionando duas turmas.
A meta do Governo é atender 20 mil alunos da rede pública de ensino até 2010 na área de Tecnologia da Informação.
O processo seletivo acontece em duas etapas. Primeiro, a análise de cadastro de candidatos; depois, a aplicação de provas de informática básica, matemática, português do nível médio e raciocínio lógico.

As inscrições podem ser feitas no site www.sec.ba.gov.br. O limite é de quatro candidatos por vaga. A expectativa é de que 60% dos concluintes ingressem no mercado de trabalho.

O Programa é uma ação das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Educação (SEC) e da Assessoria de Gestão Estratégica de TIC (Agetic) da Casa Civil, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Softwares e Serviços para Exportação (Brasscom) e a Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (Assespro).