Os gestores escolares dos municípios de Jequié, Itapetinga, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina participam, de 7 a 11 deste mês, do curso de capacitação em metodologia do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE-escola). Até 15 de agosto, serão capacitados 2.809 técnicos municipais, estaduais e gestores das escolas das quais os alunos foram avaliados através das provas Brasil e SAEB.

Através do resultado das provas foram indicados como atendimento prioritário os municípios que apresentaram Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) abaixo de 2.8 na escala mínima atribuída para atender a meta Compromisso Todos pela Educação. Em Salvador, o curso ocorreu de 16 a 20 de junho.

A capacitação em metodologia do Plano de Desenvolvimento da Educação – que atenderá 27 pólos das Diretorias Regionais de Educação (Direc), num total de 360 municípios – é promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC).

A formação tem sido desenvolvida num período de cinco dias, através de oficinas e plenárias, baseada na metodologia de que cada escola busque por meio do planejamento estratégico a definição das metas no alcance da qualidade educacional em que se almeja.

A Bahia está recebendo 116 formadores nacionais que irão juntar-se a equipe estadual para a realização dos eventos. O objetivo é capacitar em nível estadual e municipal para que possam assessorar as escolas no repasse dessa ferramenta metodológica, a fim de melhorar os indicadores da educação básica.

O FNDE investirá no Estado da Bahia, por meio deste Programa o montante de R$ 45.310.000,00 (quarenta e cinco milhões e trezentos e dez mil reais), sendo que deste já foram liberados no final de 2007 R$ 12.210,00 (doze milhões e duzentos e dez mil reais )com previsão para o ano 2008 o valor de R$ 33.100.000,00 (trinta e três milhões e cem mil reais), beneficiando 677 escolas estaduais e 1344 escolas municipais, totalizando 2021 unidades escolares que apresentaram IDEB abaixo de 2.8.