Educação para cidadania. Este é o propósito do convênio assinado, nesta sexta-feira (18), entre a Secretaria da Educação do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil-seção Bahia, que irá implantar nas escolas de ensino médio da rede pública, o projeto OAB vai à Escola, com o objetivo de orientar e preparar estudantes para o exercício da cidadania, por meio de distribuição de cartilhas, debates e palestras com advogados, sobre temas relativos ao Direito.

O secretário Adeum Sauer, destacou a importância do projeto no processo formativo dos alunos e acredita que com esta ação eles possam perceber, analisar e julgar os elementos dos Direitos Humanos e como isto acontece na prática da organização social e política.

Desta forma, entende que o estudante fica capacitado a contribuir para uma sociedade mais humana. Sauer acrescenta ainda que é um conteúdo importante para ser tratado nas escolas nesta fase da vida. Inicialmente, o trabalho será feito com alunos da primeira série do ensino médio.

O projeto ganha ainda mais credibilidade por ser uma parceria com a OAB, que conta com pessoal especializado e lida com o assunto no cotidiano. “Isto enriquece a rotina da escola e a torna mais viva. O estudo promove a elevação da consciência dos educandos em torno do respeito e da dignidade humana. É um tema que eleva o ser humano por considerá-lo a base da organização e convivência social”, enfatiza Sauer.

Para a representante da Comissão de Direitos Humanos, OAB-Ba, Eliasibe Simões, a idéia é fazer com que os estudantes saibam o papel dos conselhos e comecem a produzir trabalhos em relação à cidadania. Um plano de trabalho será elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica da SEC, que irá organizar o cronograma e a seleção das escolas pelo grau de vulnerabilidade social.