Nas próximas quarta e quinta-feira (24 e 25), Salvador vai receber 200 educadores de organizações da sociedade civil e secretários de educação dos 52 municípios do sertão baiano com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os profissionais vão participar do seminário Educação e Convivência no Campo: avanços e desafios para o Semi-árido baiano, no Instituto Anísio Teixeira (IAT, Estrada da Muriçoca, s/n, Paralela).

O evento é resultado de uma aliança entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), e a Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro (RESAB). Os realizadores buscam contribuir para a construção de uma política de educação no campo, comprometida com o desenvolvimento sustentável do sertão.

“No mês em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 18 anos, chamamos atenção para o direito de cada menina e cada menino de aprender. O sucesso na escola depende, entre outros fatores, da implementação de metodologias pedagógicas e materiais didáticos apropriados à realidade dos alunos”, diz Ruy Pavan, coordenador do escritório do UNICEF para a Bahia e Sergipe.

“Estamos contribuindo para a elaboração de um modelo de educação que respeite e valorize o contexto cultural, ambiental, social, político e econômico dos estudantes do Semi-árido e do campo. Queremos romper com processos de ensino-aprendizagem historicamente utilizados no Brasil, padronizados e disseminados para todo o país, sem levar em conta os saberes locais, a diversidade, as especificidades e, principalmente, as potencialidades das diferentes regiões”, complementa Josemar Martins, membro da RESAB.

Participam da abertura do evento, quarta-feira (24), às 8h30, o governador Jaques Wagner; o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer; o secretário executivo da RESAB, Rovilson Bueno; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Justina Ivã e o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Astor Pessoa.

O seminário está inserido no contexto do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido, compromisso assumido em julho de 2007 pelo Governo Federal e dos 11 estados da região (sendo os nove do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo), organizações da sociedade civil e setor privado. “Queremos reduzir disparidades regionais a partir do fortalecimento da política de educação. O semi-árido sempre foi uma região esquecida e estamos priorizando o apoio para os municípios que apresentam os mais frágeis indicadores sociais do estado”, afirma Ana Teixeira, superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da SEC.

A programação do seminário prevê painéis temáticos e oficinas de trabalho. O Baú de Leitura será uma das experiências de educação contextualizada apresentadas no encontro. Desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) e UNICEF, o Baú promove a descoberta do prazer da leitura, a partir de atividades educativas desenvolvidas com livros de histórias infanto-juvenis que retratam o cotidiano do Semi-árido. A iniciativa promove a melhoria da capacidade de compreensão de mundo, expressão oral e escrita dos estudantes, além da participação dos pais e da comunidade nas escolas e em espaços alternativos de aprendizagem.