Nesta sexta-feira (18), a cidade de Jequié recebeu atletas de dez municípios do sudoeste baiano para a disputa do quinto zonal dos Jogos Abertos do Interior. A competição envolve as modalidades de basquete, vôlei, futsal, handebol, ginástica rítmica, atletismo, natação e judô.

A promoção é do Governo do Estado, através da Sudesb, e reúne mais de 150 municípios que disputam por região uma vaga na fase final, que acontecerá em Feira de Santana de 11 a 14 de setembro.

Entre as cidades participantes dessa etapa classificatória estão Itambé, Iguai, Itabuna, Macarani, Ilhéus, Itapetinga, Ipiaú, Barra do Rocha, Ibicaraíe Jequié. As disputas acontecem nas categoria feminina e masculina. Os esportes individuais só estarão incluídos na programação durante a grande final.

As partidas estão ocorrendo desde a manhã de sexta-feira (18) no Ginásio Estadual Aníbal Brito e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os campeões serão definidos durante o domingo (20).

Apenas os primeiros colocados de cada modalidade representarão a região sudoeste em Feira de Santana. O município de Ilhéus é o único que garantiu presença antecipada na fase final, pois não teve concorrentes no basquete feminino.

Histórico

Os Jogos Abertos do Interior foram iniciados na Bahia em 08 de dezembro de 1964, na cidade de Feira de Santana, através de cidadãos comuns ligados ao esporte.

As cidades fundadoras foram: Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Cachoeira, Jequié e Santa Bárbara. Nas primeiras edições as modalidades em disputa foram voleibol (masculino e feminino), basquete e tênis de mesa (masculino).

O comando dos jogos Aberto do Interior passou para as mãos da Sudesb a partir de 1988, quando o evento foi ampliado para todo o Estado, exigindo a realização de zonais classificatórios em razão da presença de um grande número de participantes.